-
Arquitetos: ROOM+ Design & Build
- Área: 420 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Sonmeo Nguyen Art Studio
-
Fabricantes: E-Egger, Galaxy Curtains, INAX, MPE Lightings, Star Blinds, TOSHIBA, Toto, Vietceramics, Xingfa
A casa urbana de uso misto como tipologia arquitetônica - Nos últimos anos, o rápido crescimento econômico e o aumento dos preços dos imóveis fizeram com que a demanda pelo aluguel de lojas e apartamentos crescesse bastante nas maiores cidades do Vietnã, aumentando a popularidade dos imóveis de uso misto. Esta tipologia requer soluções de projeto bastante eficientes em termos de modelo de negócio e programa arquitetônico, sem deixar de considerar o contexto do projeto através de soluções direcionadas e responder às necessidades dos usuários.
Este imóvel de seis andares, localizado em um terreno de 80 metros quadrados na principal rua de Ho Chi Minh, é um exemplo do típico edifício de uso misto vietnamita. Projetado para abrigar uma variedade de usos, incluindo espaços compartilhados e de serviço, este edifício possui um pequeno espaço comercial e seis estúdios totalmente mobiliados nos três primeiros andares. Acima deles, situa-se a moradia de dois quartos do proprietário do imóvel. É um apartamento de dois quartos que ocupa os dois últimos andares.
A casa como um ecossistema orgânico - O conceito do projeto é inspirado no crescimento de uma árvore. Sua raiz é a estrutura da fundação do edifício, com estacas de 25 metros de profundidade. A parte inferior do tronco situa a loja e o acesso aos estúdios que, por sua vez, formam o tronco da árvore e tem varandas frondosas como se fossem os galhos. A grande copa da árvore é formada por uma pérgula de pé-direito duplo e pelas grandes varandas da morada do proprietário, que é, também, o ponto focal do projeto.
Nesta "casa na árvore", o proprietário tem uma fonte de renda estável devido ao aluguel pago por seus inquilinos, sendo assistidos e hospedados calorosamente por ele. Cada pessoa tem privacidade e independência garantida em seus espaços. Juntos, os inquilinos cuidam das áreas compartilhadas, aproveitam a vida em grupo e a segurança que ela proporciona. Eles formam uma comunidade unida e solidária, assim como um diversificado ecossistema em harmonia na natureza.
Arquitetura conectada a natureza - Neste projeto, optou-se por colocar o núcleo de circulação vertical no centro da planta e os apartamentos foram voltados para a frente e os fundos do lote. O recuo de três metros e meio forma um pátio na frente do edifício e uma área de estacionamento para motos e bicicletas nos fundos, próxima ao jardim. Esses recuos proporcionam ventilação natural no edifício e a entrada de luz natural nos quartos das moradias. Materiais rústicos, como teto de concreto aparente e piso cerâmico, são harmoniosamente combinados com as madeiras de reuso e as aberturas da fachada.
A fachada consiste em paredes em ziguezague que refletem o ruído da rua, ao mesmo tempo que remetem às texturas de cascas de árvore. Diversos elementos paisagísticos são colocados em toda a fachada através de jardineiras e das varandas. Os dois níveis superiores são anexados a jardins frondosos e uma pérgula coberta por videiras que minimizam a incidência de luz solar direta. De lá, uma escada em espiral leva a um jardim secreto na cobertura com vista panorâmica para a cidade. Todos esses elementos de design criaram uma conexão vibrante entre arquitetura e natureza.